Ajustes na rotina podem te ajudar a ter mais qualidade de vida, além de melhorar o corpo e a mente!

A rotina agitada faz parte da vida de grande parte dos brasileiros que se veem cada dia mais preocupados em conciliar o trabalho e as obrigações diárias com melhores hábitos para saúde e bem-estar.

Não à toa, a busca por assuntos relacionados cresceu expressivamente nos últimos anos, principalmente durante e após o período pandêmico, o que contribuiu para que as pessoas desacelerassem e valorizassem a qualidade de vida.

Isso porque, para além dos cuidados com o corpo e a mente, hábitos mais saudáveis são capazes de melhorar diversos aspectos da vida, incluindo a forma como nos relacionamos com as outras pessoas e com nós mesmos. 

Pensando nisso, reunimos no conteúdo de hoje algumas dicas para te ajudar a realizar os ajustes necessários na sua rotina para viver melhor e alcançar o tão desejado equilíbrio.

O que são hábitos saudáveis? 

Antes de mais nada, é importante esclarecer o que de fato podem ser considerados hábitos saudáveis. Embora pareça um conceito simples, existem diferentes aplicações atreladas a ele, o que pode acabar causando confusão na hora de determiná-los. 

Em linhas gerais, pode-se definir hábitos saudáveis como um conjunto de medidas – que podem ser tarefas ou estilo de vida – que estão comprometidos com a saúde e bem-estar físico e mental. 

Trata-se, portanto, de comportamentos repetidos de forma regular, que fazem parte da sua rotina diária, assim como acordar cedo, tomar banho e outras ações que você tem o hábito de realizar todos os dias.

Para ser considerada um hábito, é preciso que esteja consolidada no cérebro, de forma que a ação seja executada quase que de forma inconsciente, sem exigir muito esforço para cumpri-la. 

Quais hábitos adotar na rotina?

mulher praticando o bem estar e saúdeAgora que você já sabe o que configura um hábito saudável, está na hora de descobrir quais são as melhores práticas para adotar no dia a dia e contribuir para uma melhora significativa na sua saúde e bem-estar.

1 – Beba mais água

Não é segredo para ninguém que a água é um elemento fundamental para manter os seres humanos vivos. Para além de impulsionar o bom funcionamento do nosso corpo, beber água promove uma série de benefícios observados a curto e a longo prazo:

  • Ativa a circulação sanguínea e reduz o inchaço;
  • Garante o bom funcionamento dos rins; 
  • Melhora a pele e ajuda a combater o ressecamento;
  • Auxilia no processo de digestão;
  • Ajuda na memória e atividades cerebrais.

Se você não tem o hábito de consumir água no seu dia, vale comprar uma garrafinha especial para ter sempre à mão e programar alarmes de tempos em tempos para te lembrar de ingerir ao menos 2 litros por dia.

2 – Pratique exercícios físicos

Dedique um tempo da sua rotina para praticar uma atividade física que você goste, afinal, assim as chances são menores de você desistir no meio do caminho e abandonar esse hábito. 

Pode ser caminhada, musculação, natação, dança, yoga, pilates ou qualquer outro exercício que coloque seu corpo em movimento e que te faça se sentir bem. Se precisar de um incentivo, apostar em um coach de condicionamento físico pode ser uma boa opção. 

Além de contribuir para manter o corpo em forma, essa prática vai te ajudar a fortalecer os músculos, prevenir doenças associadas ao sedentarismo, fortalecer o sistema imunológico e ainda reduzir os sintomas de depressão, tristeza e estresse.

3 – Aposte na alimentação saudável e nutritiva

Indispensável para saúde e qualidade de vida, uma alimentação balanceada, saudável e nutritiva contribui para manutenção das células cerebrais, dar energia ao corpo, regular as funções do organismo e auxiliar na recuperação de lesões ou traumas. 

Dê preferência para alimentos orgânicos, ricos em proteínas, vitaminas e nutrientes, reduzindo expressivamente o consumo de fast foods, enlatados e alimentos ultraprocessados. 

Vale consultar um nutrólogo ou profissional especializado para receber orientações e indicações de acordo com seu quadro clínico, comportamentos e preferências alimentares para adequar esse novo hábito à sua rotina.

4 – Faça exames regularmente 

Um check-up geral para conferir a saúde também é importante para manter qualidade de vida e o bem-estar. Exames de rotina ajudam a acompanhar de perto o funcionamento do seu corpo, além de auxiliar no diagnóstico e tratamento precoce de eventuais doenças.

Consulte regularmente um médico de sua confiança e esteja atento a qualquer sintoma que possa surgir na sua rotina. 

5 – Cuide da saúde mental

Tire um tempo para relaxar e se dedique ao que gosta de fazer para aliviar o estresse causado pela rotina agitada do trabalho. 

Programe-se para tirar um tempo para você ou para estar com quem você ama, visitar uma cidade nova, ler aquele livro que gosta ou até mesmo para ficar um tempo sem fazer absolutamente nada, meditando e dando uma pausa em tudo que pode te incomodar. 

Aproveite esse momento para descobrir novos hobbies ou começar atividades que sempre quis fazer.

7 – Conte com profissionais para te ajudar

A missão de realizar mudanças na sua rotina para melhorar a saúde e bem-estar nem sempre é fácil. No entanto, contar com o auxílio de bons profissionais nessa caminhada torna o processo mais simples e descomplicado. 

Essa dica vale tanto para os ajustes na alimentação, quanto para a manutenção e cuidados com o corpo e a mente. 

Nutrólogos, treinadores físicos, médicos e nutricionistas são apenas alguns dos profissionais capacitados e indicados para te assessorar na busca por uma vida mais saudável, plena e feliz. 

E se você ainda tem dúvidas sobre esse assunto e quer entender melhor como cada um deles pode te ajudar, entre em contato com a nossa equipe e agende sua consulta. Será um prazer acompanhar sua jornada.

Deixe uma Resposta