O dermatologista é o médico responsável por condições relacionadas à derme – a pele humana – tanto a superficial (epiderme) quanto à derme profunda. A consulta dermatológica pode ser necessária tanto para questões de saúde como para demandas estéticas da paciente. Entenda mais a seguir.
Especialidade
Dermatologia
O que é a dermatologia?
A dermatologia é a especialidade médica responsável pela prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças relacionadas à pele, cabelos, pelos, mucosas e unhas.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, são mais de 3 mil patologias que se enquadram na atuação do dermatologista. Algumas nas mais comuns incluem:
- câncer de pele;
- psoríase;
- melasma;
- rosácea;
- escabiose (sarna);
- acne;
- lipoma;
- eczema;
- dermatite ectópica ou de contato;
- alopecia (queda de cabelo);
- dermatite seborreica (caspa);
- vitiligo;
- albinismo;
- micoses;
- hanseníase;
- HPV (com formação de verrugas).
Portanto, a dermatologia é uma importante especialidade médica responsável pelo suporte do paciente em diferentes ocorrências.


As condições dermatológicas, apesar de poderem sim ter relação com aspectos estéticos, nem sempre se reduzem a um desconforto com a aparência.
A remoção de um sinal com tendência à malignidade no longo prazo, por exemplo, pode ter implicações estéticas, mas é uma prescrição clínica fundamental à preservação da saúde do paciente e prevenção do câncer de pele.
A orientação do dermatologista também pode ser importante no tratamento de diferentes patologias.
Como é a consulta com dermatologista?
A consulta com dermatologista deve ter início com o paciente expondo suas queixas, sendo que diferentes informações podem agregar no diagnóstico, como data de início da manifestação, sintomas associados, fatores agravantes, histórico pessoal e familiar e outras.
Após a exposição das questões do paciente, o médico fará um exame clínico que pode ser auxiliado por aparelhos, para verificar as ocorrências e sinais informados pelo paciente.
Em alguns casos, podem ser solicitados exames complementares e também a biópsia com remoção parcial ou total do elemento estranho.
Na clínica dermatológica, o paciente também pode esclarecer dúvidas sobre a condição e hábitos importantes na prevenção de outras condições dermatológicas, como o uso regular do protetor solar.
Também é possível informar-se e pedir recomendações para demandas estéticas, pois o dermatologista, além de atender patologias, também é apto para orientar sobre os melhores cuidados para pele.
Nesses casos, a paciente deve informar quais são suas insatisfações estéticas e as expectativas existentes.
O dermatologista, por sua vez, pode indicar rotina de cuidados mais apropriada às necessidades individuais e também recomendar tratamentos estéticos específicos que sejam compatíveis aos desejos da paciente.


Quando preciso ir ao dermatologista?
A consulta com médico dermatologista costuma ser buscada quando algum sintoma dermatológico manifesta-se, como:
- acnes em excesso, especialmente se com tendência à inflamação;
- manchas avermelhadas ou arroxeadas;
- urticária na pele, com coceira persistente;
- sensação de queimação na pele;
- feridas na pele;
- mudança na textura da pele, que se torna mais áspera;
- erupções cutâneas, que podem manifestar prurido;
- protuberâncias subcutâneas;
- verrugas;
- queda de cabelo;
- descamação da pele ou couro cabeludo;
- unhas muito fracas, quebradiças ou com alteração de cor;
- ressecamento intenso da pele;
- crescimento anormal de uma pinta, principalmente se presentes características como assimetria, bordas irregulares, mais de uma cor e com mais de 6 mm de diâmetro.
Esses sintomas demandam uma investigação dermatológica para diagnóstico da condição e, apenas posteriormente, definição do tratamento mais apropriado ao caso.
Mas, além de sintomas dermatológicos, é possível fazer a consulta com dermatologista se o objetivo é melhorar os cuidados gerais com a pele e cabelo.
Com foco na questão estética, por exemplo, o dermatologista pode auxiliar em tratamentos para pele muito oleosa ou ressecada.
Também é possível estabelecer em conjunto com o dermatologista uma rotina de skincare mais apropriada às suas demandas, como para o caso de pacientes que desejam amenizar manchas com uso de ácidos.
O profissional ainda é apto à realização de diferentes procedimentos estéticos, como aplicação de toxina botulínica, preenchimento facial, harmonização facial e outros.
Portanto, ter demandas estéticas também pode justificar uma consulta com o médico dermatologista que é qualificado para atender essas questões.
Quanto custa a consulta com dermatologista?
O valor da consulta com médico dermatologista depende diretamente da qualificação do profissional, experiência na área, estrutura da clínica de dermatologia e outros fatores.
Além disso, o valor da consulta é a parte de procedimentos, como aplicação de toxina botulínica. O Conselho Federal de Medicina (CFM) determina que valores de serviços médicos só sejam informados mediante a avaliação especializada.
Onde posso encontrar médico dermatologista?
Em São Paulo, no bairro Jardim Paulista, é possível encontrar médico dermatologista na Clínica Aguilera. Agende sua consulta aqui!
