Especialidade

Ginecologista Obstetra

Especialidade é focada na saúde da mulher como um todo, enquanto a médica ginecologista obstétrica atende pacientes grávidas. 

O que é a ginecologia?

O ginecologista é o médico ou médica especialista em ginecologia, que significa “ciência da mulher”, ou seja, voltada às necessidades específicas da mulher, principalmente no que se refere ao sistema reprodutivo, mas não apenas.

A ginecologia abrange a saúde da mulher, sendo considerada uma clínica geral feminina que vai se debruçar na prevenção, diagnóstico e tratamento de diferentes patologias, especialmente do sistema reprodutor desde a infância até o pós-menopausa.

O ginecologista também é apto para tratar condições que acometem o sistema endocrinológico, aparelho digestivo, ossos, articulações, entre outros.

Considerando especificamente a área reprodutiva, são diversas as patologias que podem ser diagnosticadas, monitoradas e tratadas pela médica ginecologista, como:

  • endometriose;
  • alterações urinárias, como incontinência e infecções;
  • alterações na menstruação, como amenorreia (ausência de menstruação) e outras;
  • alterações na ovulação;
  • pólipos ou miomas;
  • câncer nos órgãos reprodutivos femininos;
  • lesões causadas por HPV;
  • cistos ovarianos e mamários;
  • doença inflamatória pélvica;
  • síndrome dos ovários policísticos;
  • infertilidade.

O que é a Obstetrícia?

Uma parte essencial da reprodução feminina é a gravidez, sendo que essa é a área da obstetrícia, uma subespecialidade da ginecologia.

O obstetra é especialista em tudo o que envolve a gestação, desde a gravidez em si, com o acompanhamento pré-natal e monitoramento da saúde materna e fetal até a realização do parto, seja cesárea ou normal, e o puerpério (pós-parto).

O acompanhamento com médico ou médica ginecologista obstétrica é fundamental à saúde materna durante a gestação, como por meio da solicitação de exames que permitem identificar riscos e agir de forma a aumentar as chances de uma gravidez bem-sucedida.

O obstetra também realiza as ultrassonografias durante a gravidez para avaliar a saúde e desenvolvimento do feto, podendo intervir quando necessário para reduzir as chances de má formação ou morte fetal.

Graças à obstetrícia houve transformações significativas no acompanhamento pré-natal que reduziram a mortalidade infantil e materna nas últimas décadas.

Veja como marcar consulta ginecologista em sp

Quem deve se consultar com ginecologista?

A consulta ginecológica deve ser realizada regularmente pelas mulheres a partir da primeira menstruação (menarca) ou quando iniciar a vida sexual.

A recomendação é que a consulta com ginecologista seja realizada anualmente para acompanhamento dos exames regulares da mulher, como o Papanicolau.

Quais exames são solicitados normalmente?

Nessa avaliação periódica também podem ser solicitados exames adicionais para monitorar o quadro geral de saúde da mulher, como exames de sangue e de urina, não apenas os ginecológicos.

Quando posso procurar uma médica ginecologista?

Além da consulta ginecológica regular, esse especialista pode ser consultado sempre que houverem alterações na saúde feminina, especialmente se relacionadas à questão íntima.

Devo me consultar mesmo sem alterações?

Todas as mulheres devem passar pela consulta anual com ginecologista, mesmo se não tiverem a vida sexual ativa.

Quem deve se consultar com obstetra? 

A consulta ginecológica e obstétrica deve ser marcada por mulheres grávidas ou que estão planejando uma gestação, pois o obstetra também pode orientar quanto ao preparo antes de engravidar.

Devo me consultar previamente com obstetra?

Apesar de não ser estritamente necessária, a consulta prévia com médica ginecologista obstetra permite adotar cuidados antes da concepção, como suplementação, além de ter informações sobre formas de aumentar as chances de engravidar que podem ser benéficos à mulher e seu parceiro.

Veja como é a consulta com ginecologista obstetra

Quando preciso de uma consulta com ginecologista?

Além da consulta regular, a consulta ginecológica pode ser necessária para investigar a saúde da mulher quando diferentes incômodos e alterações estão presentes, como:

  • cólicas intensas;
  • corrimento vaginal;
  • ausência ou excesso de menstruação;
  • dor durante as relações sexuais;
  • dor ou secreções pelas mamas;
  • mudanças nas secreções vaginais – como com dor, cheiro ou intensidade;
  • feridas vaginais;
  • nódulos nas mamas;
  • dificuldade para engravidar;
  • alterações hormonais com comprometimento da qualidade de vida, como devido à TPM intensa ou alterações de humor.

Além desses sintomas que indicam alterações na saúde feminina, outras situações que demandam consulta com uma médica ginecologista incluem: a primeira menstruação, descoberta de uma gravidez e identificação dos sintomas da menopausa.

Quanto custa a consulta com ginecologista obstetra?

O valor da consulta com ginecologista obstetra depende de muitos fatores, como experiência e qualificação da profissional, infraestrutura da clínica médica, tempo de atuação etc.

Onde posso encontrar médica ginecologista e obstetra em São Paulo?

Em São Paulo, é possível encontrar médica ginecologista e obstetra na Clínica Aguilera, que conta com diferentes especialistas em uma abordagem multidisciplinar da saúde.

A Dra. Camila Nicolau é a médica ginecologista e obstetra da Clínica Aguilera. É graduada em Medicina pela Universidade Nove de Julho, com especialização em Ginecologia e Obstetrícia pela Faculdade de Medicina do ABC e também em Infertilidade Conjugal e Reprodução Assistida, pela mesma faculdade.

Entre em contato com a Clínica Aguilera e agende sua consulta com uma médica ginecologista.

Acompanhamento individualizado, personalizado e próximo ao médico nutrólogo.
Equipe de nutrólogos e nutricionistas integrada para elaboração de um tratamento individualizado e personalizado.
Coach de Emagrecimento e/ou Coach de Condicionamento.