Especialidade é focada na saúde da mulher como um todo, enquanto a médica ginecologista obstétrica atende pacientes grávidas.
Especialidade
Ginecologista Obstetra
O que é a ginecologia?
O ginecologista é o médico ou médica especialista em ginecologia, que significa “ciência da mulher”, ou seja, voltada às necessidades específicas da mulher, principalmente no que se refere ao sistema reprodutivo, mas não apenas.
A ginecologia abrange a saúde da mulher, sendo considerada uma clínica geral feminina que vai se debruçar na prevenção, diagnóstico e tratamento de diferentes patologias, especialmente do sistema reprodutor desde a infância até o pós-menopausa.
O ginecologista também é apto para tratar condições que acometem o sistema endocrinológico, aparelho digestivo, ossos, articulações, entre outros.
Considerando especificamente a área reprodutiva, são diversas as patologias que podem ser diagnosticadas, monitoradas e tratadas pela médica ginecologista, como:
- endometriose;
- alterações urinárias, como incontinência e infecções;
- alterações na menstruação, como amenorreia (ausência de menstruação) e outras;
- alterações na ovulação;
- pólipos ou miomas;
- câncer nos órgãos reprodutivos femininos;
- lesões causadas por HPV;
- cistos ovarianos e mamários;
- doença inflamatória pélvica;
- síndrome dos ovários policísticos;
- infertilidade.
O que é a Obstetrícia?
Uma parte essencial da reprodução feminina é a gravidez, sendo que essa é a área da obstetrícia, uma subespecialidade da ginecologia.
O obstetra é especialista em tudo o que envolve a gestação, desde a gravidez em si, com o acompanhamento pré-natal e monitoramento da saúde materna e fetal até a realização do parto, seja cesárea ou normal, e o puerpério (pós-parto).
O acompanhamento com médico ou médica ginecologista obstétrica é fundamental à saúde materna durante a gestação, como por meio da solicitação de exames que permitem identificar riscos e agir de forma a aumentar as chances de uma gravidez bem-sucedida.
O obstetra também realiza as ultrassonografias durante a gravidez para avaliar a saúde e desenvolvimento do feto, podendo intervir quando necessário para reduzir as chances de má formação ou morte fetal.
Graças à obstetrícia houve transformações significativas no acompanhamento pré-natal que reduziram a mortalidade infantil e materna nas últimas décadas.


Quem deve se consultar com ginecologista?
A consulta ginecológica deve ser realizada regularmente pelas mulheres a partir da primeira menstruação (menarca) ou quando iniciar a vida sexual.
A recomendação é que a consulta com ginecologista seja realizada anualmente para acompanhamento dos exames regulares da mulher, como o Papanicolau.
Quais exames são solicitados normalmente?
Nessa avaliação periódica também podem ser solicitados exames adicionais para monitorar o quadro geral de saúde da mulher, como exames de sangue e de urina, não apenas os ginecológicos.
Quando posso procurar uma médica ginecologista?
Além da consulta ginecológica regular, esse especialista pode ser consultado sempre que houverem alterações na saúde feminina, especialmente se relacionadas à questão íntima.
Devo me consultar mesmo sem alterações?
Todas as mulheres devem passar pela consulta anual com ginecologista, mesmo se não tiverem a vida sexual ativa.
Quem deve se consultar com obstetra?
A consulta ginecológica e obstétrica deve ser marcada por mulheres grávidas ou que estão planejando uma gestação, pois o obstetra também pode orientar quanto ao preparo antes de engravidar.
Devo me consultar previamente com obstetra?
Apesar de não ser estritamente necessária, a consulta prévia com médica ginecologista obstetra permite adotar cuidados antes da concepção, como suplementação, além de ter informações sobre formas de aumentar as chances de engravidar que podem ser benéficos à mulher e seu parceiro.


Quando preciso de uma consulta com ginecologista?
Além da consulta regular, a consulta ginecológica pode ser necessária para investigar a saúde da mulher quando diferentes incômodos e alterações estão presentes, como:
- cólicas intensas;
- corrimento vaginal;
- ausência ou excesso de menstruação;
- dor durante as relações sexuais;
- dor ou secreções pelas mamas;
- mudanças nas secreções vaginais – como com dor, cheiro ou intensidade;
- feridas vaginais;
- nódulos nas mamas;
- dificuldade para engravidar;
- alterações hormonais com comprometimento da qualidade de vida, como devido à TPM intensa ou alterações de humor.
Além desses sintomas que indicam alterações na saúde feminina, outras situações que demandam consulta com uma médica ginecologista incluem: a primeira menstruação, descoberta de uma gravidez e identificação dos sintomas da menopausa.
Quanto custa a consulta com ginecologista obstetra?
O valor da consulta com ginecologista obstetra depende de muitos fatores, como experiência e qualificação da profissional, infraestrutura da clínica médica, tempo de atuação etc.
Onde posso encontrar médica ginecologista e obstetra em São Paulo?
Em São Paulo, é possível encontrar médica ginecologista e obstetra na Clínica Aguilera, que conta com diferentes especialistas em uma abordagem multidisciplinar da saúde.
A Dra. Camila Nicolau é a médica ginecologista e obstetra da Clínica Aguilera. É graduada em Medicina pela Universidade Nove de Julho, com especialização em Ginecologia e Obstetrícia pela Faculdade de Medicina do ABC e também em Infertilidade Conjugal e Reprodução Assistida, pela mesma faculdade.
Entre em contato com a Clínica Aguilera e agende sua consulta com uma médica ginecologista.
