Quais procedimentos podem ser feitos na estação mais quente do ano? Entenda os principais cuidados no verão ao realizar tratamentos estéticos 

Quando a temperatura começa a subir, algumas pessoas decidem começar dietas e intensificar os cuidados no verão. Assim, surgem algumas dúvidas sobre quais procedimentos podem ser feitos. 

Isso porque alguns tipos de tratamentos precisam ser evitados, por conta dos raios solares mais fortes nesta época, que podem causar manchas na pele, dependendo do tipo de procedimento que você realizar. 

Pensando nisso, selecionamos alguns cuidados essenciais nesta época do ano, assim como alguns procedimentos liberados para realizar com segurança. Confira!

Por que tomar cuidados no verão com procedimentos estéticos?

mulher cuidando do corpo para o verãoO verão é a época de altas temperaturas e devido à exposição prolongada ao sol e menor retenção de água no corpo, a pele pode ser prejudicada. Além disso, isso dificulta a recuperação de certos procedimentos, já que o inchaço e desconforto é maior no calor.

Nesse sentido, alguns procedimentos precisam ser evitados no verão por conta da maior exposição solar, evitando queimaduras ou manchas, como:

  • Laser ou luz pulsada para depilação;
  • Peeling abrasivo ou químico;
  • Limpeza de pele profunda;
  • Escleroterapia (técnica para eliminação de estrias ou vasos). 

Por outro lado, existem alguns procedimentos que podem ser realizados nesta época do ano. Basta que tome alguns cuidados no verão para evitar problemas. Entenda mais sobre eles nos tópicos a seguir.

Carboxiterapia

A carboxiterapia é um tratamento bastante buscado nesta época do ano. Isso porque ele é perfeito para estrias e celulite. Assim, muitas pessoas buscam realizar este procedimento no verão para deixar as pernas ainda mais bonitas.

De maneira geral, este tratamento consiste na aplicação de gás carbônico na pele para tratar de estrias, celulites, gordura localizada e flacidez. Contudo, a técnica ainda pode ser usada para outros tipos de tratamento como:

  • Aumentar a produção de colágeno;
  • Combater a gordura localizada;
  • Destruir células de gordura;
  • Reduzir olheiras e inchaços;
  • Favorecer o crescimento do cabelo
  • Melhorar cicatrizes e outros sinais.

Para todos esses resultados, o tratamento com a carboxiterapia precisa ser feito por um dermatologista, esteticista ou fisioterapeuta dermatofuncional, isto é, profissionais qualificados na aplicação da técnica.

Isso porque o que diferencia os tipos de tratamento é a forma de aplicação do gás. Por exemplo, para combater a celulite, a agulha precisa ser inserida em torno de 45° C, já para gordura localizada a 90° C.

Radiofrequência

A radiofrequência é outro procedimento que pode ser feito no verão. Ela utiliza o calor para aumentar a circulação e a oxigenação da região. Desta forma, estimula a produção de colágeno e elastina, atuando como tratamento corporal e facial.

Deste modo, a técnica atua no combate da flacidez, rugas, estrias, celulite e em gorduras localizadas como braços, flancos, papada, culote e barriga. Além disso, o procedimento também atua no tratamento de Fibroses e Aderências Cicatriciais.

Em resumo, a radiofrequência utiliza um aplicador específico para cada região do corpo, aumentando a temperatura do tecido, alcançando até 40° C. Durante a aplicação, a alta temperatura estimula a circulação sanguínea, produzindo colágeno e melhorando a pele.

Você pode realizar este procedimento no verão. Contudo, precisa evitar algumas horas de piscina ou na praia durante o dia seguinte. Além disso, um dos principais cuidados no verão é caprichar no uso do protetor solar, com alto fator de proteção e reaplicando várias vezes.

Protocolo Verão

O Protocolo Verão é um procedimento especializado da Clinica Aguilera especialmente para quem busca um tratamento de emagrecimento rápido, seguro e saudável. Para isso, ele usa diferentes tipos de técnicas integradas nas necessidades de cada paciente, como:

  • 8 sessões de CMSlim;
  • 4 sessões de Legacy;
  • 4 aplicações de metabolismo;
  • 4 sessões de detox estético.

Isso quer dizer que este tipo de tratamento é pronto e feito especialmente para o verão. Deste modo, todas as técnicas podem ser realizadas com segurança na época mais quente do ano. Entenda mais sobre elas a seguir:

CMSlim

Cada sessão dura 30 minutos com a aplicação da tecnologia HI-EMT (High Intensity Electromagnetic Muscle Trainer). A técnica visa a perda de gordura localizada e hipertrofia muscular. Além disso, atua no combate da celulite.

Legacy

Essa técnica aplica quatro soluções: radiofrequência multipolar, pulso magnético, tecnologia VariPulse e controle otimizado de temperatura. Com isso, o tratamento melhora a gordura localizada, reduz a flacidez e ameniza estrias.

Protocolos Injetáveis

Neste caso, todos os protocolos injetáveis da Clínica Aguilera visam um emagrecimento rápido e necessitam de uma avaliação individual para compreender cada paciente. Em síntese, essas substâncias reduzem a fadiga, melhora a hipertrofia, a imunidade e o humor.

Vale ressaltar que, em geral, essas substâncias injetáveis se referem a compostos que já existem em nosso organismo. Assim, os riscos de efeitos colaterais são extremamente baixos.

Detox estético

O Detox Estético consiste em massagens modeladoras associadas à drenagem linfática e a manta térmica que reduzem medidas e aliviam a retenção de líquidos e diminuem o inchaço. Algumas pessoas chegam a perder 1 kg em uma única sessão.

CMSlim

O CMSLim é mais um tratamento de cuidados no verão que podem ser realizados com segurança. A técnica utiliza tecnologia HI-EMT (High Intensity Electromaggnetic Muscle Trainer), ou seja, uma espécie de treino muscular de alta intensidade eletromagnética.

Desta forma, o CMSlim foca na musculatura, buscando um melhor tônus e fortalecimento muscular, combatendo intensamente a flacidez. Assim, a técnica age em diferentes regiões, como abdômen e flancos, braços, coxa, glúteos e panturrilha.

Vale ressaltar que este tratamento, além das demandas estéticas, ainda atua na melhora funcional, como aumento da resistência física e prevenção de sarcopenia, por exemplo.

10 cuidados no verão em procedimentos

Como você viu, existem muitos procedimentos estéticos que podem ser feitos no calor. No entanto, demandam certos cuidados no verão. O primeiro deles é sempre consultar um profissional qualificado para realizá-los. Após fazê-los, entenda que cuidados deve ter:

  1. Usar filtro solar, independente do tratamento feito;
  2. Evitar exposição solar entre 10h e 16h;
  3. Reaplicar o protetor solar de 2h em 2h ou sempre que entrar na água;
  4. Beber água em abundância;
  5. Utilizar hidratantes corporais, principalmente após ficar exposto por muito tempo no sol;
  6. Manter o rosto limpo, com sabonete facial ou água micelar;
  7. Deixar de lado a maquiagem durante a recuperação;
  8. Optar por uma alimentação saudável e equilibrada;
  9. Consumir frutas frescas com bastante líquido durante os dias de calor;
  10. Evitar bebidas alcoólicas durante o tratamento.

Na prática, nenhum procedimento estético é proibido, independente da estação, desde que siga orientações médicas de um profissional qualificado. A maior diferença é que, no calor, você precisa manter a pele hidratada e protegida dos raios solares. 

Entre em contato com um de nossos especialistas para agendar seu procedimento ou esclarecer suas dúvidas. Para continuar lendo mais matérias como essa, continue em nosso blog.

Clínica Aguilera

Clínica Aguilera

Corpo e mente estão intimamente conectados. Enxergar cada paciente de forma sistêmica e integrada, considerando, sobretudo, a sua singularidade, é o nosso maior propósito.

Deixe uma Resposta