Entenda aqui os benefícios dos exercícios e da suplementação e conheça os quatro principais tipos de suplementos

Os benefícios da suplementação são muitos. Eles podem melhorar sua saúde e transformar seu corpo a longo prazo. Seja para emagrecer, ganhar massa muscular ou aumentar sua performance. Afinal, há vários tipos de suplementos.

Sendo assim, há muitas dúvidas em relação a esse assunto. Para te ajudar a entender mais sobre suplementação e exercícios físicos, elaboramos este conteúdo. Confira aqui as vantagens de se exercitar e suplementar e conheça os 4 principais tipos de suplemento!

Benefícios dos exercícios e suplementação

Os exercícios físicos e a suplementação promovem a longevidade, retardando o envelhecimento e prevenindo o surgimento de doenças crônicas degenerativas que podem aparecer por conta do sedentarismo.

Por outro lado, a falta de atividades físicas favorecem o desenvolvimento de doenças e alterações cardiovasculares e metabólicas. Em suma, a qualidade de vida se encontra interligada ao bem-estar físico e mental. 

Por isso, os exercícios físicos são uma das maneiras mais eficientes para desenvolver essas aptidões nos seres humanos. Além de proporcionar esses benefícios para a saúde em geral, as atividades aumentam a autoestima e ainda:

  • Diminuem e controlam o peso;
  • Reduzem o risco de doenças no coração, pressão alta, diabete, osteoporose e obesidade;
  • Melhoram os níveis de colesterol no sangue;
  • Aumentam a resistência muscular e a flexibilidade;
  • Tratam a depressão, trazendo bem-estar mental;
  • Aliviam a ansiedade e o estresse;
  • Combatem a insônia;
  • Ajudam a produzir serotonina, hormônio do humor e bem-estar. 

Como começar a praticar exercícios e suplementação?

Para começar a fazer exercícios físicos, primeiramente, escolha uma atividade que você goste. Isso faz muita diferença. Assim, você conseguirá manter sua escolha, devido ao lazer que encontrará ao praticar sua atividade.

Nesse sentido, não se limite aos exercícios feitos na academia. Isso porque existem vários tipos de atividades que você pode praticar, gostar e obter todos os benefícios que elas produzem. Por exemplo:

  • Dança;
  • Caminhada;
  • Corrida;
  • Corda;
  • Agachamentos;
  • Escadas;
  • Polichinelos;
  • Patinação;
  • Natação;
  • Entre outros.

Em geral, mesmo pessoas iniciantes podem começar a fazer essas atividades. Basta respeitar a intensidade e manter alguns cuidados para evitar lesões ou outros problemas. 

Logo, prefira exercícios que você já possui alguma familiaridade. Ou seja, se você nunca patinou, por exemplo, escolha a caminhada. Além disso, comece com uma intensidade baixa. Aos poucos, você aumenta o ritmo.

Como a suplementação auxilia na musculação?

mulher com suplementação para exercíciosOs suplementos são muito usados por quem pratica musculação. Uma vez que se tratam de vitaminas, minerais e aminoácidos que complementam a alimentação e geram vários benefícios para o corpo, repondo nutrientes perdidos e melhorando o desempenho.

Além disso, a suplementação auxilia quem tem carência nutricional. Hoje, há vários suplementos que facilitam o ganho de massa muscular. Assim, ao combinar dieta, treino e descanso, a pessoa consegue potencializar seus resultados nos treinos.

Neste caso, um dos principais suplementos usados por quem pratica musculação e busca aumentar seus músculos é o Whey Protein, derivado de leite e rico em proteínas. Deste modo, ele restaura o corpo do treino, ajudando na construção do tecido muscular.

Há ainda outros tipos de suplementos em que cada um deles possui um objetivo, seja para auxiliar nos parceiros emagrecimento ou no ganho de massa magra. Sendo assim, os benefícios da suplementação são vários, por exemplo:

  • Restauram os estoques de glicogênio;
  • Evitam o catabolismo (perda de massa magra);
  • Aumentam a síntese de proteína muscular (crescimento dos músculos);
  • Aceleram a recuperação do corpo;
  • Repõem os nutrientes perdidos durante o treino;
  • Aceleram o metabolismo;
  • Entre outros. 

Conheça 4 suplementos 

Como você viu, os benefícios dos exercícios e suplementação são vários. No entanto, é importante destacar que eles não substituem uma refeição. Isso porque eles devem ser usados como um complemento, equilibrando as taxas de nutrientes do corpo.

Desta forma, os suplementos conseguem cumprir o objetivo que se propõem. Para isso, a alimentação precisa ser balanceada e saudável, conforme o objetivo de cada pessoa. Neste contexto, existem alguns tipos de suplementação, como:

  • Antioxidante: contra o envelhecimento;
  • Hormonal: regulariza o sistema hormonal;
  • Proteicos: contribui para ganhar massa muscular;
  • Hipercalórico: para engordar;
  • Termogênico: favorece o emagrecimento.

A seguir, destacamos os quatro principais tipos de suplementos que servem para complementar as necessidades do organismo e atender determinados objetivos. Veja:

Whey Protein

Um dos suplementos mais conhecidos pelos praticantes de academia. O Whey Protein é rico em proteína do soro do leite que apresenta uma alta concentração de aminoácidos, fundamentais para a construção de músculos e tecidos.

Por conta disso, este suplemento pode ser usado tanto na alimentação pré ou pós-treino. Além dele, existem outros suplementos de proteína vegetal e de proteína de carne. Há também algumas barras de proteína com why protein, práticas e saudáveis.

BCAA

O BCAA é formado por aminoácidos de cadeia ramificada essenciais, a leucina, isoleucina e valina. Eles são metabolizados diretamente nos músculos e preservam o glicogênio, ou seja, a reserva de energia muscular. Por conta disso, reduzem o catabolismo.

Sendo assim, o BCAA contribui para o aumento da massa magra, atuando na síntese de proteína muscular.

Creatina

A creatina é uma molécula produzida naturalmente pelo corpo através de três aminoácidos, a L-glicerina, a L-metionina e a L-arginina. Deste modo, ela se relaciona com a produção de ATP (adenosina trifosfato), importante substância para produção de energia celular.

Além da quantidade que o corpo produz, a creatina pode ser suplementada. Ao ser usada após o treino, ela acelera a recuperação muscular, favorece o aumento de massa magra e aumenta a força e disposição.

Glutamina

Nosso próprio corpo também produz a L-glutamina, responsável pela energia das células da mucosa intestinal e do sistema imunológico. Apesar disso, ela também pode ser suplementada, principalmente em momentos de estresse.

Desta forma, este suplemento reduz a fadiga, repara os tecidos musculares, acelera a recuperação do corpo e ainda reduz a resposta inflamatória gerada por exercícios longos. 

5 Benefícios da suplementação

Como você viu neste artigo, há vários benefícios que os exercícios e a suplementação oferecem ao nosso organismo. Além do ganho de massa magra e energia para os treinos, há outras vantagens que destacamos aqui. Veja 5 benefícios dos suplementos:

  1. Aumenta a resistência para os treinos;
  2. Diminui o cansaço durante as atividades físicas;
  3. Contribui para a perda de gordura corporal;
  4. Atua como fontes de vitaminas, sais e minerais para o organismo;
  5. Melhora a performance física nos exercícios.

Por fim, entenda que praticar exercícios só favorecem sua saúde. Em muitos casos e com orientação, a suplementação potencializa seus resultados. 

Contudo, se você possui alguma lesão, não realize nenhuma atividade específica sem passar por uma avaliação médica. Afinal, seguir as orientações profissionais é sempre o melhor caminho para obter todos os benefícios da suplementação.

Portanto, se você precisa de ajuda para emagrecer, hipertrofiar ou aumentar sua massa magra, entre em contato conosco. Temos o plano perfeito para você, seja qual for seu objetivo!

Deixe uma Resposta