Você sabia que dores no pescoço ou de cabeça podem ocorrer por alterações musculares no bruxismo ou nos movimentos da mandíbula?
De fato, funções da mandíbula e do pescoço estão interrelacionadas e, em indivíduos saudáveis, músculos atuam em coordenação. Ou seja, a alteração em uma parte pode interferir em outra. (Coelho Ferraz et al., 2010)

 

O QUE É A DTM?

A Disfunção Temporomandibular (DTM) é o conjunto de condições dolorosas e/ou disfuncionais, que envolvem os músculos da mastigação e/ou as articulações temporomandibulares (ATMs).

 

 

 

 

 

SINAIS E SINTOMAS

Além de dores no maxilar, a DTM pode causar diversos sinais, como: dores no ouvido, zumbido, tonturas, engasgo, dificuldade de abrir a boca, dor na mastigação, estalos nas articulações da mandíbula e dores de cabeça. O estresse também pode ser uma grande causa, além de hábitos nocivos, traumas e alterações cervicais. Diante disso, é necessário um diagnóstico preciso.

 

AJUDA PROFISSIONAL

A presença de um especialista em DTM e uma grande experiência profissional são essenciais. São comuns relatos de pacientes que passaram por diversas especialidades, com diagnósticos e tratamentos indevidos, causando o aumento dos sinais e sintomas.

 

O TRATAMENTO

Para falar sobre o tratamento, vamos exemplificar com a história clínica do seguinte paciente: dor na mandíbula nos dois lados do rosto, dor na região anterior do ouvido e dor na região posterior do pescoço, que irradia para o músculo trapézio.

Os sintomas iniciaram há um ano e meio. Além do bruxismo, ele tinha o hábito de roer unhas, apoiar caneta na boca, utilizar dois travesseiros para dormir e também uma postura inadequada da cabeça (inclinada) para tocar instrumento.

Nesse caso, indicamos a termoterapia (calor úmido), exercícios de orientação para os músculos afetados, técnica de agulhamento seco e TENS (neuroestimulação elétrica transcutânea).

Foram realizadas quatro sessões, com intervalo de 15 dias, além da redução gradativa dos analgésicos. Na última sessão, o paciente relatou ausência total dos sintomas e do uso de medicamentos.

Portanto, temos como resultado uma situação de controle, assintomática, em que foram utilizadas formas de tratamento não invasivas e conservadoras. O alívio total dos sintomas oferece conforto e maior qualidade de vida aos pacientes.

Uma vez desacreditados e desmotivados pelo incômodo da dor e a dificuldade na obtenção de um diagnóstico correto, os pacientes puderam constatar a real importância do especialista em DTM.

Clínica Aguilera

Clínica Aguilera

Corpo e mente estão intimamente conectados. Enxergar cada paciente de forma sistêmica e integrada, considerando, sobretudo, a sua singularidade, é o nosso maior propósito.

Deixe uma Resposta

Fale Conosco

Entre em contato, agende uma consulta e descubra como a Clínica Aguilera pode te ajudar hoje mesmo.

1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right

WhatsApp

(11) 96182 – 8180
(11) 93434 – 9944

Recepção

(11) 3064 – 9944

E-mail:
atendimento@clinicaaguilera.com

Endereço
Al. Jau, 1303,
Conj. 42, Jd. Paulista,
São Paulo – SP