Entenda a diferença e a importância do trabalho do nutrólogo e nutricionista e veja em que situações esses profissionais podem te ajudar!

Muitas pessoas relacionam a ida ao nutrólogo e nutricionista a problemas de saúde, como uma maneira de reverter doenças decorrentes da má alimentação. Isto é, a atuação desses profissionais ocorre em um contexto de tratamento médico.

No entanto, atualmente, as pessoas reconhecem a importância do acompanhamento nutricional não apenas no tratamento de doenças, mas como prevenção e maior qualidade de vida devido aos alimentos que consome.

Desta forma, muitas pessoas sem um problema de saúde relacionados à alimentação encontram na consulta com um nutrólogo e nutricionista uma vida mais saudável, com menos tabus alimentares e mais qualidade.

Quer saber mais sobre a importância do acompanhamento nutricional? Acompanhe este artigo até o final e entenda melhor a atuação desses profissionais.

Entenda a diferença entre nutrólogo e nutricionista

nutricionista realizando dietaAntes de falarmos sobre a importância desses profissionais e entender mais sobre suas diferenças, vejamos algumas semelhanças entre o nutrólogo e nutricionista. Ambos cuidam da saúde por meio de hábitos alimentares saudáveis.

Entretanto, existem limites para atuação de um profissional da nutrição, já que muitos problemas decorrentes da alimentação exigem um tratamento médico. Assim, a principal diferença entre um nutrólogo e nutricionista se dá por conta da abordagem.

Ou seja, enquanto o nutricionista promove uma educação alimentar por meio de uma alimentação equilibrada, o nutrólogo diagnostica, trata e previne doenças relacionadas à ingestão de nutrientes. 

Desta forma, o nutrólogo pode prescrever medicamentos, caso seja necessário. Contudo, esses profissionais não precisam trabalhar de maneira isolada. Pelo contrário, o mais indicado é um trabalho em conjunto, garantindo um resultado mais assertivo.

A importância de nutrólogo e nutricionista

A importância da atuação desses profissionais vai além da prescrição de dietas com foco no emagrecimento, embora sejam bastante buscados para este fim. Hoje, sabemos que a alimentação adequada atua como proteção contra várias doenças.

Por isso, confira a importância de um nutrólogo e nutricionista em diferentes contextos a seguir:

Reeducação alimentar

A reeducação alimentar auxilia as pessoas que desejam mudar seus hábitos alimentares definitivamente, seja por fins estéticos ou em busca de uma vida mais saudável. 

Diferente de dietas e sugestões da internet, que muitas vezes são radicais demais e por isso acabam sendo temporárias, com um nutrólogo ou nutricionista, você terá informações para aplicar em todos os âmbitos de sua vida, com práticas mais fáceis de manter.

Afinal, como o próprio nome sugere, você será reeducado em relação ao papel dos alimentos. Assim, não precisará restringir nenhuma comida e entenderá a importância de uma boa hidratação, do intervalo entre as refeições e muitas outras questões.

Evita o déficit nutricional

Quando não temos uma alimentação equilibrada, nosso organismo não recebe os nutrientes que precisa. Desta forma, o corpo começa a dar sinais progressivos de que há algo errado, como:

  • Falta de energia;
  • Adoece com frequência;
  • Surgimento de infecções;
  • Queda e quebra de cabelos ou unhas;
  • Muito sono.

Portanto, ao se deparar com um desses sinais, busque um profissional de nutrição. Ele investigará esses sintomas através de exames médicos e buscará identificar se existe uma relação com alimentação. 

Em caso positivo, você deverá começar um acompanhamento específico, com o consumo de certos alimentos e, algumas vezes, com o uso de determinados suplementos para repor as carências rapidamente e devolver a saúde e energia que seu corpo precisa. 

Restrições alimentares

Neste caso, a importância de um nutrólogo e nutricionista se refere às restrições alimentares. Isso porque existem pessoas que possuem intolerância à lactose, por exemplo, e precisam ter cuidado ao consumir leite e seus derivados.

Há ainda outras pessoas com restrição ao glúten, que precisam ficar atentos à ingestão de certos carboidratos. Do mesmo modo, existem também pessoas que buscam mudar sua alimentação para se tornar vegano ou vegetariano, avaliando com atenção os alimentos que consome.

Assim, seja qual for o motivo ou a patologia, realizar essas mudanças sem um acompanhamento profissional é complicado. Portanto, contar com apoio de um nutrólogo ou nutricionista, além de facilitar, promove mais segurança em suas escolhas alimentares.

Perda de peso

Atualmente, metade dos adultos brasileiros apresentam excesso de peso, isto é, cerca de 96 milhões de pessoas, segundo a Pesquisa Nacional de Saúde. A obesidade aumenta o risco de outras doenças como as do coração e ainda:

  • Diabete;
  • Hipertensão arterial sistêmica;
  • Doenças do fígado;
  • Diversos tipos de câncer como de cólon, de reto e de mama;
  • Problemas renais;
  • Asma;
  • Agravamento da covid;
  • Dores nas articulações;
  • Entre outras.

Além disso, a obesidade reduz qualidade e a expectativa de vida. Portanto, somente atividades físicas sem uma alimentação adequada não é suficiente para perder peso

Afinal, uma caminhada na esteira elimina cerca de 300 a 500 calorias. Uma tigela de açaí com banana pode ter 700 calorias. Ou seja, todo esforço realizado com atividades físicas pode ser perdido ao não se alimentar de maneira correta.

Por outro lado, quando você recebe orientações alimentares adequadas e continua consumindo os mesmos alimentos de maneira estratégica, ficará mais fácil potencializar a perda de peso.

Com um acompanhamento nutricional, você recebe orientações sobre os melhores alimentos, as quantidades corretas, horários ideais para cada refeição, assim como qual suplemento seu organismo precisa conforme seus objetivos e necessidades.

Controle de doenças

A importância do acompanhamento de um nutrólogo e nutricionista para o controle de doenças crônicas como hipertensão, diabete e colesterol alto, por exemplo, é essencial para controlar a patologia e evitar seu agravamento. 

Nesse contexto, há várias doenças crônicas e cardiovasculares que se encontram relacionadas diretamente com a influência de hábitos alimentares. Neste caso, o profissional age como parte do tratamento, em conjunto com as medicações prescritas.

Na prática, sabemos que a alimentação é um dos principais fatores para a manutenção da saúde. Portanto, o acompanhamento nutricional é fundamental em todas as fases da vida. 

Afinal, ao receber os nutrientes que precisa, é possível prevenir várias patologias, físicas e até mesmo as emocionais.

Para consultar um nutrólogo ou um nutricionista, entre em contato. Temos profissionais qualificados para te orientar conforme suas necessidades e objetivos. Para ler mais conteúdos como este, continue em nosso blog.

Clínica Aguilera

Clínica Aguilera

Corpo e mente estão intimamente conectados. Enxergar cada paciente de forma sistêmica e integrada, considerando, sobretudo, a sua singularidade, é o nosso maior propósito.

Deixe uma Resposta

rujak bonanza