Visitar clínica de nutrologia antes mesmo de começar a academia pode contribuir para alcançar os resultados de forma mais saudável e permanente

Uma dúvida comum ao começar a academia é se é necessário adotar cuidados adicionais com a saúde, incluindo o acompanhamento médico, como visitar clínica de nutrologia.

Entender o papel de algumas especialidades, como a nutrologia, nos resultados almejados na academia é fundamental para avaliar esse tipo de acompanhamento médico. Saiba mais a seguir!

Qual o papel da nutrologia?

A nutrologia é uma especialidade médica focada nos nutrientes dos alimentos, abarcando a prevenção, diagnóstico, tratamento e monitoramento de patologias associadas ao metabolismo e nutrientes.

Portanto, o nutrólogo é o profissional mais qualificado para fazer o diagnóstico de patologias associadas ao metabolismo e alimentação e indicar o tratamento mais adequado, desde mudanças alimentares até a prescrição de medicamentos.

Algumas das patologias acompanhadas por esse médico incluem: diabetes, hipertensão, obesidade, doença celíaca, intolerância à lactose, bulimia, anorexia e outras.

Qual a importância do acompanhamento com nutrólogo ao fazer academia?

mulher se exercitando

Ao começar a fazer academia é comum ter dúvidas sobre aspectos complementares, em especial à alimentação, considerando como outros hábitos podem contribuir nos objetivos relacionados à prática de atividade física.

De fato, um acompanhamento multidisciplinar pode agregar imensamente. A seguir entenda como a visita à clínica de nutrologia, especificamente, pode ser benéfica.

Alinhamento com os objetivos

Ao procurar um nutrólogo, o profissional vai indagar sobre a condição geral de saúde por meio de uma anamnese completa que inclui histórico médico pessoal e familiar, hábitos, estilo de vida, alimentação e comportamento alimentar e também objetivos com a academia.

São metas comuns ao fazer academia à perda de peso, especialmente da gordura e ganho de peso, especialmente de massa magra.

Entretanto, podem existir questões metabólicas, fisiológicas e nutricionais que dificultem alcançar o objetivo estipulado e esse é um dos principais benefícios de visitar clínica de nutrologia previamente.

Uma paciente com alterações hormonais, por exemplo, como a Tireoidite de Hashimoto ou Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP) terá maior tendência ao ganho de peso, de forma que sem o diagnóstico pode ficar frustrada pela dificuldade de emagrecer e, até mesmo, desistir do exercício físico.

Ao compreender de forma mais global a condição de saúde do paciente, o nutrólogo contribui diretamente para que seja possível alcançar os objetivos estipulados com a atividade física.

Saúde como hábito

A promoção e manutenção de um estado de saúde não dependem de um único hábito, mas sim de um conjunto de práticas repetidas constantemente.

Apesar da importância e centralidade do exercício para saúde, tanto física quanto mental, ela também vai depender de elementos como: ingestão diária de água, qualidade do sono, hábitos alimentares, sociabilidade, satisfação pessoal e outros.

O nutrólogo é qualificado para orientar sobre como o conjunto de hábitos vai influenciar o estado de saúde e também a qualidade de vida do paciente.

Caso haja mais dificuldade com alguma prática específica, como beber água, por exemplo, o profissional contribui na definição de estratégias cotidianas para superar essa barreira.

Metas realistas

A exposição a informações equivocadas e o desejo de seguir determinado padrão estético muitas vezes faz com que a saúde seja secundária na prática esportiva.

O acompanhamento com nutrólogo garante tanto acesso a informações confiáveis e cientificamente validadas como também coloca em perspectiva os diferentes resultados que podem ser consolidados ao fazer academia.

Assim, o especialista ajuda na definição de metas mais realistas e condizentes com o momento de vida do paciente.

Por exemplo, para uma pessoa perder 5 kg no período de 4 meses pode ser viável, enquanto para outra, de acordo com o estado geral de saúde, será necessária uma meta diferente, como alcançar esse resultado em 7 meses.

As metas realistas são fundamentais para que se encarre a academia como um investimento de longo prazo e um hábito a ser consolidado.

Resultados efetivos

Com acompanhamento especializado, hábitos de vida alinhados com os objetivos pessoais e definição de metas realistas, torna-se possível alcançar efetivamente os resultados almejados.

Associar a academia com mudanças pontuais em outros aspectos da vida ao mesmo tempo em que compreende que todo resultado demanda tempo e constância permite enxergar o processo com mais clareza, o que também se transforma em motivação para continuar.

Além do nutrólogo, o acompanhamento com nutricionista também é importante para definição de um plano alimentar que considere as necessidades nutricionais e metabólicas individuais e seja alinhado aos objetivos.

Quando visitar a clínica de nutrologia?

O ideal é visitar clínica de nutrologia antes mesmo de começar a academia, de forma a investigar a condição geral de saúde e, desde o início, estipular metas realistas e mudanças de hábitos em outros aspectos da vida.

Entretanto, os benefícios do acompanhamento especializado também podem ser alcançados posteriormente.

Dessa forma, a consulta pode ser particularmente importante se não estiver conseguindo ver os resultados de fazer academia.

A visita à clínica de nutrologia também é uma opção quando quiser investigar melhor a condição geral de saúde, iniciar uma estratégia de emagrecimento ou mesmo identificar distúrbios alimentares.

Deixe uma Resposta