Ainda não sabe o que faz um médico nutrólogo? Conheça as 5 doenças prevenidas e tratadas por essa especialidade

O médico nutrólogo é um profissional da área da saúde que pode auxiliar em muitas coisas relacionadas à alimentação. Porém, a sua especialidade ainda não é tão popular como deveria. 

Na verdade, várias doenças podem ser tratadas a partir das recomendações baseadas na nutrologia. Neste post, vamos falar quais são elas e como o nutrólogo interfere positivamente em cada uma. 

Além disso, iremos esclarecer de uma vez por todas a diferença entre nutricionista e nutrólogo, afinal, você sabe qual escolher dependendo da sua situação? 

Qual a diferença entre um nutrólogo e nutricionista? 

Nutrólogo 

O especialista em Nutrologia Funcional se dedica aos estudos da influência dos nutrientes no nosso organismo. 

Assim, esse médico tem como função expor quais são os benefícios e malefícios de todos os nutrientes e como eles funcionam em nosso corpo. 

Desse modo, eles prescrevem aos seus pacientes quais são os melhores a depender de cada caso, quais eles devem ingerir e em quais fontes. 

Quando se segue a dieta, há a promoção da saúde e muitas enfermidades são reparadas através dela, pois a alimentação interfere diretamente no metabolismo e por isso tem poder principalmente sobre doenças metabólicas. 

Então, a nutrologia também é um ramo médico habilitado a diagnosticar, prevenir e tratar doenças, e sobre elas, vamos citá-las no próximo tópico! 

Nutricionista 

Já o nutricionista, é mais generalista, mas igualmente importante na melhoria da saúde através da alimentação. 

Isso porque, ele indica dietas conforme a necessidade e objetivos do paciente. Pode ser para ganhar massa muscular, perder peso, ideal para determinada fase da vida, como infância, terceira idade ou apenas ser saudável de modo geral. 

Ou seja, mesmo sem um objetivo específico, esse especialista é o responsável pela indicação de alimentos e pratos saudáveis para melhorar a saúde, qualidade de vida e hábitos alimentares. 

O médico nutrólogo avalia quais são os nutrientes necessários para a pessoa, após avaliá-la por meio de exames. Após isso, o nutricionista volta-se para a indicação de planos alimentares que irão suprir a falta nutricional desse paciente.  

Em alguns casos, as duas especialidades médicas podem ser colaborativas, mas em outros, podem intervir de forma independente. Porém, principalmente quando se trata de doenças, a Nutrologia é sempre bem-vinda, pelos motivos que veremos a seguir. 

Doenças que podem ser tratadas por um médico nutrólogo

médico nutrologo realizando atendimentoDoenças da Tireoide 

A tireoide é uma glândula localizada na parte inferior do pescoço e é uma das responsáveis pelo funcionamento adequado do organismo. 

Quando com problemas, pode acarretar doenças como o Hipotireoidismo ou Hipertireoidismo. 

O primeiro, é a queda de produção dessa glândula, e com isso, ocorre a diminuição da atividade cerebral, no batimento cardíaco e o indivíduo passa a ficar mais apático, sonolento, e devagar.  

Já o segundo, é a produção em excesso da mesma, e o resultado se mostra através do nervosismo, irritabilidade, falta de sono e taquicardia. 

Ambas doenças podem ser fatais, mas com o auxílio de um médico nutrólogo, têm seus sintomas diminuídos. Afinal, trata-se de problemas metabólicos, especialidade desses profissionais. 

Obesidade

A obesidade é causada pelo consumo de alimentos em excesso, muito maior do que o gasto de caloria do corpo. Isso resulta em acúmulo de gordura e no aumento de peso além do considerado aceitável para a saúde. 

Mais do que uma questão estética, nesse caso, o emagrecimento é o caminho para a qualidade e segurança de vida do paciente. 

Porém, muitas pessoas têm dificuldade em perder peso por conta de alterações no metabolismo, por exemplo. O trabalho do médico nutrólogo serve para estudar e interferir nesses casos da melhor forma. 

Diabetes

Uma das doenças metabólicas é a Diabetes, e assim como as outras, cada caso é muito particular, por isso as dietas não podem ser padrões, mas sim, exclusivas. 

Até porque, apesar de o açúcar no sangue ser elevado (o que causa a diabetes), há vários tipos e graus dessa doença e todos eles necessitam de cuidados específicos. 

O profissional irá avaliar e determinar quais são as necessidades do paciente, dependendo da sua condição, e prescrever como deve prosseguir com o seu plano alimentar. 

Hipertensão 

A pressão alta é uma das enfermidades mais perigosas, quando não é tratada corretamente. Nela, a pressão sanguínea aumenta e o coração se esforça mais para bombear. 

Segundo o cardiologista e coordenador da UTI do Hospital Igesp, Dante Senra, a Hipertensão é a causa de 65% dos infartos e 80% dos AVCs. 

Por isso, deve ser devidamente observada e cuidada, e quanto mais especialidades médicas estiverem dando as orientações necessárias, menores serão os malefícios. 

O nutrólogo, nesse caso, indica medidas alimentares que reduzem o impacto na pressão arterial e o controla por meios não medicamentosos. 

Anorexia 

Ao contrário da Obesidade, a Anorexia é um distúrbio alimentar resultante na preocupação excessiva em não consumir alimentos, ocasionando magreza e desnutrição em excesso. 

Fatores emocionais e psicossociais são os maiores responsáveis por essa doença, que necessita de uma equipe multidisciplinar para tratá-la, sendo o médico nutrólogo um dos componentes dessa equipe. 

Na verdade, em várias doenças é necessária uma equipe ao invés de um especialista isolado. 

A importância da equipe multidisciplinar durante esses tratamentos 

Saber que o profissional da Nutrologia tem um papel importante na redução dos danos de várias doenças, é um bom começo para tratá-las. 

Porém, assim como a maioria dos problemas de saúde, as citadas acima não podem ser curadas com apenas uma especialidade, mas sim, de uma equipe disposta e competente para isso. 

Em nossa clínica, por exemplo, há vários ramos da medicina que, somados ao tratamento com o nutrólogo, são fundamentais para o sucesso do tratamento. 

Os nutricionistas são os principais médicos que juntam seus conhecimentos aos do nutrólogo, e juntos são essenciais no equilíbrio da saúde por meio da alimentação. Por isso, contamos com a Nutrição como uma de nossas especialidades. 

Nossos coachs de emagrecimento, por sua vez, são ótimas escolhas para quem busca emagrecer, tanto se já estão em condições de obesidade ou não. 

Além deles, para quem já passou da fase do emagrecimento e busca o ganho de massa, a Clínica Aguilera também é especialista em hipertrofia

O médico nutrólogo é uma das formas de começar a mudar de vida, mas todas as especialidades são bem-vindas, conheça as nossas! 

Clínica Aguilera

Clínica Aguilera

Corpo e mente estão intimamente conectados. Enxergar cada paciente de forma sistêmica e integrada, considerando, sobretudo, a sua singularidade, é o nosso maior propósito.

Deixe uma Resposta

rujak bonanza