Conheça opções de alimentos detox para reequilibrar o corpo e saiba como unir boa alimentação com outros hábitos em busca de mais saúde

Difícil passar pelas festas de final de ano sem nenhum excesso, seja na ceia de Natal ou Ano Novo, ou mesmo nas férias. Para reequilibrar o corpo e ter bem-estar, um período com dieta baseada em alimentos detox pode ajudar.

O primeiro passo é entender como a alimentação das festas de final de ano afetam nosso corpo e como garantir que ele volte aos eixos. Confira a seguir!

Como as festas de final de ano afetam o corpo?

Nas festas de final de ano existem diferentes possibilidades que prejudicam o corpo, como o excesso de comida, propriamente dito, mas também muitas opções doces ou gordurosas e também o consumo demasiado de bebidas alcoólicas.

Quando esses três são combinados, por sua vez, todos os excessos estão presentes e o corpo pode demorar dias ou semanas para se reequilibrar.

Entre as consequências mais imediatas e aparentes dos excessos alimentares estão: 

  • baixa resistência;
  • cansaço;
  • má digestão e sensação de estufamento;
  • retenção de líquidos (inchaço);
  • opacidade e ressecamento da pele.

Esse conjunto de incômodos deve-se aos excessos e abusos alimentares, mas também a práticas comuns do período como beber pouca água, não descansar o suficiente, relaxar na rotina de skincare e exercícios físicos e outros.

5 tipos de alimentos detox para desintoxicar o organismo

Para voltar aos eixos e desintoxicar o corpo é preciso, aos poucos, ir restabelecendo os bons hábitos, especialmente a boa alimentação e a prática de uma reeducação alimentar

A seguir, apresentamos alguns grupos de alimentos detox, pois é importante não se limitar a cinco ou seis alimentos específicos, uma vez que a variedade é indispensável para uma alimentação saudável e nutritiva. Confira!

1. Brássicas

mulher comendo frutas no verãoAs brássicas, também chamadas de vegetais crucíferos, são um grupo alimentar que tem ação anti-inflamatória e antioxidante, ajudando a combater os radicais livres.

Além disso, são alimentos detox uma vez que estimulam as enzimas do fígado, o que contribui na desintoxicação do organismo após alguns excessos.

São exemplos de brássicas: brócolis, couve, agrião, rúcula, repolho, mostarda, nabo e rabanete.

2. Frutas

As frutas também ajudam a eliminar toxinas do organismo, especialmente aquelas com textura mais aquosa.

Especialmente no verão – e após as festas – as frutas são importantes na alimentação por serem diuréticas e ajudam no funcionamento dos rins, além de fornecer uma variedade de vitaminas e minerais importantes à saúde.

Opte por três variedades de frutas ao dia, entre as opções estão: melancia, melão, morangos, acerola, cereja, laranja, kiwi, uvas, banana, mamão, abacate, etc.

3. Oleaginosas

As oleaginosas são menos consumidas no Brasil, mas são fundamentais para promoção da saúde e disposição física, pois são ricas em óleos saudáveis, como ômega 3 e em minerais, como cálcio, magnésio, zinco, selênio, cobre e manganês.

Entre as opções de oleaginosas estão castanha-do-pará, nozes, castanha-de-caju, amêndoas e outras.

4. Probióticos

Especialmente se os excessos das festas de final de ano resultaram em desconfortos gastrointestinais e alterações na digestão, é importante adicionar os probióticos na 

Os probióticos são microorganismos vivos responsáveis pelo equilíbrio da microbiota intestinal, o que ajuda na prevenção de doenças intestinais e melhora a absorção de nutrientes.

Entre as opções de alimentos detox probióticos estão: iogurte natural, kombucha, kefir, vinagre balsâmico, chucrute e outras opções fermentadas.

5. Diuréticos

Os diuréticos entram na lista de alimentos detox, pois têm uma importante participação no combate à retenção de sódio e eliminação do excesso de sódio. Entre as opções incluem-se:

  • café, chá-verde e chá-preto;
  • chás, incluindo de hibisco e cavalinha;
  • frutas aquosas, como melancia, melão e pera;
  • frutas cítricas, como abacaxi, limão e laranja;
  • frutos vermelhas, como morango, cereja, amora e framboesa;
  • vegetais de cor verde-escuro, como couve, rúcula e agrião.

O consumo de água ou água de coco também é importante, pois vai contribuir tanto na hidratação como na eliminação de toxinas.

A importância dos bons hábitos no novo ano

Ao incorporar os alimentos detox na rotina, lembre-se que uma boa alimentação só fará diferença significativa no contexto de outros hábitos saudáveis para o dia a dia e em um freio nos excessos característicos das festas de final de ano, mas que não se restringem a elas.

Além do que comer, é importante definir horários específicos para as refeições, priorizando um prato colorido e com variedade de alimentos.

Evite comer no intervalo entre as refeições, mas caso queira fazer um lanche opte pelas opções de frutas e oleaginosas.

A alimentação também deve ser combinada com outros hábitos que vão ajudar na desintoxicação do corpo, como dormir bem, beber água e praticar exercícios físicos regularmente, o que pode ser potencializado com auxílio de um médico nutrólogo e um nutricionista.

Assim, aproveite o novo ano para investir na construção de bons hábitos, sabemos que não é fácil mudar tudo de uma vez, mas escolha uma área prioritária e invista na construção de melhores hábitos.

Clínica Aguilera

Clínica Aguilera

Corpo e mente estão intimamente conectados. Enxergar cada paciente de forma sistêmica e integrada, considerando, sobretudo, a sua singularidade, é o nosso maior propósito.

Deixe uma Resposta

rujak bonanza