Dietas restritivas causam prejuízos de forma drástica à saúde física e mental.  Entenda quais os perigos de adotar este tipo de alimentação

Cada vez mais dietas restritivas vêm se popularizando como uma forma de emagrecimento rápida. Entretanto, muitas pessoas não sabem que, ao segui-las, a perda de peso não ocorre. Ao contrário disso, problemas de saúde se potencializam.

Essas dietas induzem a eliminação de proteínas, gorduras e carboidratos de refeições como café da manhã, almoço e janta, essenciais para o funcionamento correto do corpo.

Além disso, promovem problemas de saúde como aumento de colesterol, fadiga, tontura, vômitos, dificuldades respiratórias, queda de cabelo, pele seca, unha fraca e diversos outros danos.

Quer saber como emagrecer de forma correta? Confira abaixo dicas essenciais e saudáveis que preparamos para te ajudar e saiba como fugir de dietas restritivas que causam prejuízos para a saúde.  

Por que a dieta restritiva faz mal?

Uma dieta que restringe determinados tipos de alimentos, como ovos, leite e, principalmente, grãos, deve ser revista, já que esses elementos são essenciais para o equilíbrio do nosso corpo. 

Muitos estudos já comprovaram que se trata de uma ação que devemos evitar. Afina, elas causam deficiências relacionadas a diminuição de ferro, potássio e cálcio, minerais essenciais para o funcionamento do organismo.

Além disso, é muito comum que ao seguirem dietas restritivas, homens e mulheres acabem ganhando massa. Isso porque o cérebro entra em uma espécie de alerta de perigo e cria um bloqueio contra o emagrecimento. 

Outro fator importante é que a privação de alimentos inicialmente passa uma falsa ilusão de perda de peso e apresenta um efeito “reboot”. Assim, conforme o tempo passa, o peso anterior volta.

Os danos à saúde também servem como os principais alertas, pois, além de problemas cardiovasculares, as dietas restritivas podem causar hipoglicemia, ansiedade, queda de cabelo e diarreia, como diversos outros danos para a saúde. 

Quais outros danos dietas não recomendadas podem causar? 

Dietas feitas sem orientação médica prejudicam não só a saúde, como podem causar baixa autoestima, compulsão alimentar excessiva e sentimentos relacionados à culpa, visto que ao cortar alimentos é comum haver uma maior vontade de consumi-los. 

Além disso, podem causar danos psicológicos, incentivando questões relacionadas à ansiedade como a autocobrança e fazer com que expectativas não sejam cumpridas. 

Isso porque, muitas vezes, as dietas restritivas não suprem totalmente nossas necessidades e aumentam a fome, uma vez que não estamos consumindo o número de alimentos necessários que o organismo precisa. 

Ao cortar de vez as calorias, há um aumento no índice de grelina, (hormônio presente no estômago que faz com que a fome se potencialize), assim é mais difícil ainda controlar questões relacionadas à saciedade em relação à comida. 

Dietas restritivas pesam mais no bolso 

Imagine que você tenha que fazer uma compra de mercado sem adquirir itens que tenham glúten, carnes e demais nutrientes comuns em quase todos os tipos de alimentos para se desintoxicar.

Essa tarefa pode ser totalmente desafiadora, além de nada rentável para o bolso, fazendo com que você gaste muito e coma pouco. Isso sem falar na perda de um longo tempo tentando preencher o carrinho do supermercado. 

Encaixar essas alterações diferenciadas em qualquer tipo de rotina também torna-se um grande problema, por isso, aposte na qualidade de legumes, verduras, presentes em hortifrútis em mega mercados. 

Procure orientação nutricional

O primeiro passo para seguir uma dieta é entender se ela, de fato, é benéfica para você. Vale ressaltar que cada indivíduo é único e possui diferenças em questões relacionadas à genética, peso, equilíbrio ideal de nutrientes, entre outros fatores. 

Por isso, procure um acompanhamento com nutrólogo especializado. Ele, além de pedir diversos exames, indicará uma alimentação correta conforme as suas necessidades.

Invista na reeducação alimentar 

Ao invés de optar por dietas restritivas e totalmente prejudiciais, opte pela reeducação alimentar. Essa alimentação, aliada a uma rotina de exercícios físicos, tem efeitos imediatos e totalmente saudáveis para o corpo.

Vale ressaltar que esse processo muitas vezes começa em nossa própria mente, sendo comum que haja uma pressão em relação a emagrecer, entretanto, deve ser seguido com paciência e dedicação para dar certo. 

Ao emagrecer você não perde somente os quilos necessários, ainda colabora com a prevenção contra doenças, melhora a autoestima e ainda evolui o seu conhecimento sobre si mesmo. 

Perca peso de forma saudável e equilibrada

pessoas realizando refeição saudável sem dietas restritivasPerder peso não deve ser uma autocobrança. Por isso, faça isso de maneira saudável e equilibrada. Sendo assim, não caia no famoso “conto do vigário” e fuja de dietas revolucionárias.

Aposte sempre numa boa hidratação. Para isso, faça um cálculo relacionado a quantia de água necessária para o seu corpo, isso também te ajudará a emagrecer sem sofrer nenhum dano. 

Portanto, para emagrecer da melhor maneira, invista em equilibrar o prazer com escolhas mais saudáveis e equilibradas. Ou seja, tudo bem comer aquela pizza no final de semana, entretanto não deixe de lado verduras, legumes e folhas durante almoços e jantas.

A alimentação pode ser satisfatória

Combine alimentos segundo o seu gosto, não deixe de procurar receitas novas que chamem o seu interesse, como molhos para saladas e lanches da tarde.

Além disso, não passe vontade.  Apesar de ser comum surgirem, aos finais de semana, as famosas “tentações”, saiba direcionar sua alimentação ao fugir de cobranças excessivas,  tornando o processo muito mais prazeroso. 

Ao seguir dietas restritivas, deixamos nossas vontades de lado, entretanto, é necessário observar para que isso não passe de um limite que prejudica a si mesmo: isto é, se pergunte se você realmente precisa evitar todo brigadeiro que existe.

Ao taxarmos os alimentos por quantias numéricas caracterizadas por calorias, deixamos de analisar as refeições e acabamos perdendo momentos especiais em família, que devem ser realizados de maneira satisfatória.

Não deixe nunca de procurar e optar por um atendimento especializado em uma clínica de nutrologia

Clínica Aguilera

Clínica Aguilera

Corpo e mente estão intimamente conectados. Enxergar cada paciente de forma sistêmica e integrada, considerando, sobretudo, a sua singularidade, é o nosso maior propósito.

Deixe uma Resposta

rujak bonanza